Muitas pessoas fazem um investimento em um novo aparelho de ar condicionado, mas não sabem que é preciso realizar a manutenção preventiva do ar-condicionado. Este equipamento é semelhante a um carro: ele precisa de cuidados e manutenções adequadas para funcionar corretamente.

Você só costuma pensar na manutenção preventiva do ar-condicionado quando ele começa a apresentar problemas como mau cheiro, pinga-pinga ou baixo resfriamento? Ou acha que não precisa fazer manutenção no inverno se não usa a função quente?

Entenda quais os benefícios da manutenção preventiva do ar-condicionado.

Economia
Poupar dinheiro é uma das principais razões pelas quais uma pessoa deve realizar a manutenção preventiva do ar condicionado. Uma unidade de ar condicionado que está funcionando de forma eficiente, significa menos dinheiro gasto na conta de luz. A manutenção também é importante para evitar a necessidade de reparações ou até mesmo a troca do aparelho antes do seu tempo de vida útil.

Prevenção da saúde
A poeira acumulada no aparelho volta para o ar a medida em que o condicionador é usado. Ela pode conter fungos, bactérias e outros poluentes causando problemas alérgicos, além de dores de cabeça e pele ressecada.

Vida útil do aparelho
Quanto melhor uma pessoa cuidar sua unidade de ar condicionado, mais longo será o tempo de vida útil do aparelho, sendo capaz de funcionar bem e fornecer refrigeração e aquecimento para o ambiente desejado. Com a manutenção adequada, um equipamento pode funcionar bem ao longo de 10 anos. Considerando a quantidade de dinheiro que uma pessoa investe para adquirir e instalar um equipamento, faz sentido desejarem manter o ar condicionado funcionando bem durante o maior tempo possível.

Aumento da eficiência
Tal como acontece com a vida do sistema, uma unidade de ar condicionado bem mantida funcionará de forma mais eficiente. Unidades sujas ou que não passam por manutenções periódicas precisam fazer um esforço 20% maior para produzir a mesma quantidade de ar resfriado que uma máquina bem mantida.
A manutenção será muito mais rápida e tranquila se forem tomadas as medidas preventivas para manter o sistema funcionando sempre bem.

Menos reparos de emergência
A maioria das unidades de ar condicionado pode precisar de reparos de emergência de tempos em tempos. As unidades bem mantidas são menos propensas a falhar durante os meses de menor uso (maio a setembro). Manter uma unidade atualizada em todas as inspeções e verificações de manutenção significa menos preocupação de que a unidade estrague quando mais ela for mais necessária.

Peças sob garantia
No caso de um problema, a parte ou componente em questão ainda pode estar sob uma garantia. Esta é outra razão importante para realizar a manutenção preventiva do ar-condicionado em uma base regular. Mantenha uma lista de todas as datas de validade da garantia e verifique as peças antes dessa data para garantir que não haja problemas antes que seja tarde demais. Isso reduz gastos uma vez que as peças sob garantia geralmente podem ser corrigidas sem custos e que elimina a necessidade de contratar pessoal especializado para fazer a correção do aparelho.

Por muitas razões óbvias, a manutenção preventiva do ar-condicionado é importante. Agendar verificações regulares e acompanhar a solução de problemas menores ajudará os usuários a desfrutar todo o conforto oferecido pelo condicionador de ar sem a preocupação de que ele falhe. É provável que uma unidade bem mantida tenha problemas menos sérios, o que significa menos custos e mais saúde para usar o ar-condicionado!

Deixe um comentário

WhatsApp Fale Conosco